domingo, 17 de janeiro de 2010

O BOM PASTOR


"Eu sou bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas suas ovelhas. Porém o mercenário e o que não é pastor, de quem não são próprias as ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas, foge, e o lobo arrebata e faz desgarrar as ovelhas, porque é mercenário, e porque não se importa com as ovelhas.

Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem. Como o Pai me conhece, assim eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; importa que eu as traga. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor..

Por isso meu Pai me ama, porque dou a minha vida para outra vez a assumir. Ninguém ma tira, mas eu por mim mesmo a dou e tenho o poder de a dar e de a reassumir. Este é o mandamento que recebi de meu Pai" (Jo., X, 11-18).

Estas palavras sublimes de Cristo em seu Evangelho nos ensinam muitas coisas a respeito:

1. De Cristo como pastor e redentor;
2. De seu relacionamento sapiencial e amoroso com Deus Pai;
3. De como distinguir o bom pastor do mau pastor e do falso pastor;
4. Como Cristo conhece as suas ovelhas;
5. Como as ovelhas de Cristo conhecem a sua voz;
6. Cristo anuncia que haverá um único aprisco para judeus e gentios;
7. Qual é o único redil do único Bom Pastor.